Pular para o conteúdo principal

Plano de Ensino: Observatório de Ciência Política

1.IDENTIFICAÇÃO 
COMPONENTE CURRICULAR: Observatório de Ciência Política
UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais – INCIS
CÓDIGO:  INCIS31304
PERÍODO: 3º período
 
2. EMENTA

Instituições estatais: estudos sobre Legislativos, Executivos e burocracias estatais. Formação política: partidos, sindicatos e movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Políticas públicas.


3. JUSTIFICATIVA

O processo de formação de estudantes universitários inclui também a formação para o trabalho. Para o caso do bacharelado em Ciências Sociais, na subárea de Ciência Política, é fundamental que o curso possibilite uma aproximação entre estudante e o ofício, conhecendo a sua natureza, seus condicionantes, seus desafios, bem como as potencialidades da sua intervenção na realidade.

4. OBJETIVO

4.1. Objeto Geral: Ampliar a percepção e a experiência do graduando quanto a possibilidades de temas, horizonte de atuação profissional do cientista político junto a instituições do Estado, partidos políticos, sindicatos, movimentos e demais entidades da sociedade civil.


4.2. Objetivos Específicos:

Possibilitar aos estudantes contatos com as correntes teóricas e a realização de estudos sobre os Poderes do Estado Brasileiro e seu corpo burocrático-administrativo.

Ensejar aos estudantes conhecimento das possibilidades de atuação em formação política, assessoria e consultoria do cientista político em atividades com partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil.

Garantir aos estudantes acesso às ferramentas contemporâneas de análise e avaliação de políticas públicas.
Pretende-se ainda proporcionar ao estudante o contato com a pesquisa, o ensino e a extensão que se associem a temáticas e debates caros à Ciência Política.


5. PROGRAMA
  1. O (a) profissional de Ciência Política no Poder Executivo
  2. O (a) profissional de Ciência Política no Poder Legislativo
  3. O (a) profissional de Ciência Política nos Movimentos Sociais 
  4. O (a) profissional de Ciência Política nos Sindicatos
  5. O (a) profissional de Ciência Política nos Partidos Políticos
  6. O (a) profissional de Ciência Política nas ONGs 
  7. O (a) profissional de Ciência Política no Mercado Financeiro

6. CRONOGRAMA


7. METODOLOGIA

A disciplina será ministrada na forma de aulas expositivas, debates em sala de aula, leitura e discussão dos textos ofertados, além de trabalhos de campo. O plano de ensino, os textos e roteiros estarão disponíveis no endereço: www.lendoacontrapelo.blogspot.com.

8. AVALIAÇÃO

Participação nos trabalhos de campo (valor 30 pontos – elaboração e realização das perguntas, interação com entrevistado, etc.);

Análise de conjuntura (30 pontos – 20 pontos para parte escrita e 10 pontos para a discussão)

Plano de Trabalho (valor 40 pontos – 30 pontos para a parte escrita e 10 pontos para a discussão).

 
9. BIBLIOGRAFIA
9.1 - Básica


















 
10. MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2002. P. 257-280.

11.GOHN, M. DA G. M. Manifestações de protesto nas ruas no Brasil a partir de Junho de 2013: novíssimos sujeitos em cena. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 47, p. 125–146, 2016.
https://1drv.ms/b/s!AvectUhySVKHgfJANqDLk5UjDuCytQ?e=8gV6Vz


9.2 - Complementar




 
14. KREIN, J. D. O desmonte dos direitos, as novas configurações do trabalho e o esvaziamento da ação coletiva: consequências da reforma trabalhista. Tempo social, v. 30, n. 1,p. 77–104, 2018.

15. NICOLAU, J. Representantes de quem?: Os (des) caminhos do seu voto da urna à Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Zahar, 2017. caps. 6 e 7

16. PINTO, C. R. J. A trajetória discursiva das manifestações de rua no Brasil (2013-2015). Lua Nova, n. 100, p.119–155, 2017.


Clique aqui para baixar o ROTEIRO PARA TRABALHO DE CAMPO e ROTEIRO DO PLANO DE TRABALHO 

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Ensino de Evolução das Ideias Sociais 2019/2

1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Evolução das Ideias Sociais UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Economia CÓDIGO: GRI 004 PERÍODO/SÉRIE: 1º 2. EMENTA As concepções clássicas grega e medieval em torno da relação Estado-Sociedade Civil-Família. A instituição histórica e discursiva daqueles que serão os níveis básicos de sociabilidade das sociedades modernas. A concepção católica medieval de justiça. As questões da usura e do preço-justo. A autonomização do discurso político em Maquiavel. A concepção de Estado e Sociedade em Hobbes. O advento do liberalismo de Locke e o Iluminismo francês. A Crítica Rousseniana à sociedade moderna. 3. JUSTIFICATIVA A filosofia política, até o final do século XV, construiu uma trajetória de reflexões importantes sobre a natureza dos bons governos e os caminhos para o desenvolvimento da virtude social. Somente a partir de Maquiavel assistimos o deslocamento das reflexões na direção da criação de um objeto e um método próprios. Este movimento correspo

Plano de Ensino de Ciência Política para o Direito

1. Programa Unidade 1 - Por que ler os clássicos? O pensamento político anterior a Maquiavel A revalorização dos clássicos. Unidade 2 - Maquiavel e a dessacralização da política Natureza humana e história A verdade efetiva das coisas Virtù e fortuna Força e consentimento A república e o maquiavelismo Unidade 3 - A tradição jusnaturalista O que é o direito natural? Jusnaturalismo e a explicação da origem do Estado Limites do direito natural Unidade 4 - Hobbes: Estado de natureza e contrato O estado de natureza Origem e função do Estado Soberania e Estado Unidade 5 - Locke e o liberalismo clássico A teoria da propriedade O estado de natureza Origem, função e limites do Estado A sociedade civil Unidade 6 - Rousseau: vontade geral e teoria democrática O fundamento da desigualdade entre os homens O estado de natureza, a civilização e a república O contrato social Vontade geral e soberania (indivisível e inalienável) Obs.: conteúdo p